Sinistro? Oque devo fazer nessa
situação?
Ao
contratar o seguro do seu carro é bem provável que a palavra “sinistro” apareça
algumas vezes nas apólices que vão proteger seu veículo, por isso, é preciso
entender qual o significado e como você deve agir.
Mas vamos entender o que
realmente é um sinistro?
‘Sinistro’ é um
acidente que causa danos e/ou prejuízos a um bem segurado ou a terceiros e, por
isso, o termo está presente na apólice do seguro. Não importa a forma do
acontecimento. Todos os danos causados pelas situações cobertas na apólice são
indenizados ao contratante ou a terceiros.
O que fazer em caso de
sinistro?
Conheça a seguir algumas situações em que pode ocorrer o
sinistro e saiba como proceder em cada uma delas.
Bateram no meu carro, e agora?
Caso seu veículo tenha se envolvido numa colisão em que o
provocador não pode ser determinado ou não queira assumir a culpa,
possivelmente você precisará acionar o seu seguro para ter seu veículo
reparado. Primeiramente, para sua segurança, recomendamos que faça o boletim de
ocorrência (B.O.), feito isso, avise imediatamente a seguradora que irá agendar
uma vistoria na oficina onde seu carro será reparado. A oficina pode ser a de
sua confiança, porém se escolher levar em uma oficina referenciada, você terá
direito a benefícios como descontos na franquia ou até mesmo, dependendo da
seguradora, um carro reserva. Depois de vistoriado, as informações passam por
uma equipe de análise da seguradora para verificação dos estragos e das
coberturas contratadas na sua apólice. Após essa análise a seguradora irá
autorizar os reparos e a oficina solicitará as peças de reposição (se
necessário) para em seguida começarem os serviços de reparo. O prazo entrega do
seu veículo pode variar de acordo com a quantidade de reparos, disponibilidade
de peças e lotação da oficina escolhida.
Bati o carro, e fui culpado, e agora?
Caso você tenha batido o carro em outro veículo e teve culpa
pelo ocorrido, recomendamos que você e o terceiro envolvido façam o boletim de
ocorrência (B.O.), feito isso, avise imediatamente a seguradora que irá agendar
uma vistoria na oficina que seu carro será reparado. A oficina pode ser a de
sua confiança, porém se escolher levar em uma oficina referenciada, você terá
direito a benefícios como descontos na franquia ou até mesmo, dependendo da
seguradora, um carro reserva. Depois de vistoriado, as informações passam por
uma equipe de análise da seguradora para verificação dos estragos e das
coberturas contratadas na sua apólice. Após essa análise a seguradora irá
autorizar os reparos e a oficina solicitará as peças de reposição (se
necessário) para em seguida começarem os serviços de reparo. O prazo entrega do
seu veículo pode variar de acordo com a quantidade de reparos, disponibilidade
de peças e lotação da oficina escolhida.
Roubaram meu carro
Em caso de roubo ou furto do veículo, ligue
190, avise a polícia militar e faça imediatamente o boletim de ocorrência
(B.O.). Em seguida, avise a seguradora para que as equipes de análise façam a
constatação das coberturas. A equipe responsável entrará em contato com você
para comunicar todos os documentos que devem ser enviados. Assim, o processo de
sinistro é finalizado e a indenização é liberada.