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comentários 05 mar 2018

Sinistro? Oque devo fazer nessa situação?


Ao contratar o seguro do seu carro é bem provável que a palavra “sinistro” apareça algumas vezes nas apólices que vão proteger seu veículo, por isso, é preciso entender qual o significado e como você deve agir.
Mas vamos entender o que realmente é um sinistro?
‘Sinistro’ é um acidente que causa danos e/ou prejuízos a um bem segurado ou a terceiros e, por isso, o termo está presente na apólice do seguro. Não importa a forma do acontecimento. Todos os danos causados pelas situações cobertas na apólice são indenizados ao contratante ou a terceiros.

O que fazer em caso de sinistro?

Conheça a seguir algumas situações em que pode ocorrer o sinistro e saiba como proceder em cada uma delas.

Bateram no meu carro, e agora?

Caso seu veículo tenha se envolvido numa colisão em que o provocador não pode ser determinado ou não queira assumir a culpa, possivelmente você precisará acionar o seu seguro para ter seu veículo reparado. Primeiramente, para sua segurança, recomendamos que faça o boletim de ocorrência (B.O.), feito isso, avise imediatamente a seguradora que irá agendar uma vistoria na oficina onde seu carro será reparado. A oficina pode ser a de sua confiança, porém se escolher levar em uma oficina referenciada, você terá direito a benefícios como descontos na franquia ou até mesmo, dependendo da seguradora, um carro reserva. Depois de vistoriado, as informações passam por uma equipe de análise da seguradora para verificação dos estragos e das coberturas contratadas na sua apólice. Após essa análise a seguradora irá autorizar os reparos e a oficina solicitará as peças de reposição (se necessário) para em seguida começarem os serviços de reparo. O prazo entrega do seu veículo pode variar de acordo com a quantidade de reparos, disponibilidade de peças e lotação da oficina escolhida.

Bati o carro, e fui culpado, e agora?

Caso você tenha batido o carro em outro veículo e teve culpa pelo ocorrido, recomendamos que você e o terceiro envolvido façam o boletim de ocorrência (B.O.), feito isso, avise imediatamente a seguradora que irá agendar uma vistoria na oficina que seu carro será reparado. A oficina pode ser a de sua confiança, porém se escolher levar em uma oficina referenciada, você terá direito a benefícios como descontos na franquia ou até mesmo, dependendo da seguradora, um carro reserva. Depois de vistoriado, as informações passam por uma equipe de análise da seguradora para verificação dos estragos e das coberturas contratadas na sua apólice. Após essa análise a seguradora irá autorizar os reparos e a oficina solicitará as peças de reposição (se necessário) para em seguida começarem os serviços de reparo. O prazo entrega do seu veículo pode variar de acordo com a quantidade de reparos, disponibilidade de peças e lotação da oficina escolhida.

Roubaram meu carro

Em caso de roubo ou furto do veículo, ligue 190, avise a polícia militar e faça imediatamente o boletim de ocorrência (B.O.). Em seguida, avise a seguradora para que as equipes de análise façam a constatação das coberturas. A equipe responsável entrará em contato com você para comunicar todos os documentos que devem ser enviados. Assim, o processo de sinistro é finalizado e a indenização é liberada.


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